Porque se colocam Próteses Dentárias Fixas


São variadas as razões para a colocação de próteses dentárias fixas: falta de dente ou dentes, vontade de melhorar a mastigação, a aparência e vontade de ter uma solução permanente em substituição das próteses removíveis.
Estas próteses ao serem fixadas sobre os dentes do paciente, reabilita-o para mastigar, falar e sorrir. São chamadas de fixas, uma vez que não poderão ser removidas pelo paciente, só mesmo pelo dentista e com o uso de brocas especiais.

Como funcionam as Próteses Dentárias Fixas


A prótese fixa é colocada em um ou mais dentes. Este método consiste em desgastar ligeiramente os dentes, de forma a servir de pilar para uma coroa fixa, que é cimentada sobre esse mesmo pilar.
As coroas são feitas em zirconia, metal branco que lhe confere rigidez e é revestida em cerâmica com a forma e cor iguais aos seus dentes naturais, devolvendo ao paciente, a sensação de possuir dentes verdadeiros.

O que são Próteses Dentárias Removíveis


As próteses removíveis são a maneira mais simples e económica de substituir os dentes perdidos. Estas destacam-se pelo facto de poderem serem inseridas e removidas sem necessitar de qualquer intervenção do seu médico dentista. Contudo, têm um pequeno senão… devolvem a função mastigadora, mas não será a melhor solução para um fim mais estético. Mas nos casos de desdentados totais são definitivamente a melhor solução.

Próteses Acrílicas e Esqueléticas


As próteses removíveis acrílicas são constituídas de acrílico e as esqueléticas são de metal e acrílico.

Porque Deve Colocar Próteses Dentárias


A perda de dentes afecta a mastigação e o seu sorriso. A perda de um ou mais dentes altera o equilíbrio dos restantes, observando-se de imediato alterações na posição dos dentes adjacentes e nos dentes oponentes. Com o decorrer do tempo estas alterações acentuam-se, chegam a provocar situações de dor na articulação e dificuldade em abrir a boca.

Para eliminar estes problemas, recorre-se às próteses dentárias removíveis ou próteses dentárias fixas.