O que é a Periodontia


É o ramo da medicina dentária dedicada ao estudo e tratamento das doenças gengivais e osso alveolar de suporte.
A inflamação e o sangramento das gengivas são problemas relativamente comuns, causados pelas bactérias alojadas no sulco gengival. No entanto, este problema pode agravar-se acabando mesmo por destruir o próprio osso, a isto chama-se periodontite e tem, obrigatoriamente, que ser tratado por um médico dentista.

Os problemas peridontais são de dois tipos:


Gengivite: Inflamação dos tecidos gengivais. Uma gengivite não tratada pode dar lugar a uma periodontite.

Periodontite: Infecção bacteriana que afecta a gengiva e osso alveolar responsáveis pelo suporte dos dentes na cavidade bucal.

Como tratar a gengivite?
O dentista fará uma limpeza minuciosa dos dentes e gengivas, contudo, será necessária uma higiene oral constante.

Como tratar a periodontite?
Para a total remoção da placa e das bactérias será necessário realizar uma destartarização e raspagens à raiz do dente, para eliminar qualquer bactéria que esteja alojada por baixo da gengiva.
Por fim, o paciente deverá ser informado sobre as técnicas de higiene oral e deverá ter um controlo periódico.

Cuide das suas Gengivas


A saúde das gengivas é tão importante quanto a dos dentes, pois a periodontite é responsável por grande parte da perda dos dentes. Como meio de prevenção deve fazer uma limpeza ou destartarização uma a duas vezes ao ano.

Os tratamentos de periodontologia


Como referido anteriormente, o tratamento consiste numa pequena cirurgia, com anestesia local, precedido de um minucioso exame, em que se mede a profundidade do sulco gengival em cada dente. Nesta pequena cirurgia expõem-se as raízes afectadas e procede-se a uma limpeza adequada das mesmas.