Odontopediatria


A Odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária relativa a tratamentos orais em crianças.
A medicina dentária evoluiu muito nos últimos anos .Desenvolveram-se técnicas, aparelhos, instrumentos, materiais utilizados, assim como a forma e o método de abordagem dos profissionais de saúde perante pacientes de todas as idades; neste caso as crianças.

Na Clínica Dentária Arcosaúde, alguns médicos dentistas especializaram-se nesta área embora todos estejam actualmente aptos para atender crianças muito pequenas, crianças mais velhas e adolescentes devido a uma preparação muito direccionada do ponto de vista psicológico e metodologia aplicada. Por exemplo, o uso de uma broca pode ser substituído por outro sistema ou método. No entanto, quando a broca é utilizada, é mais silenciosa, trepida muito menos e os tratamentos são absolutamente indolores complementados com anestesias próprias. Contamos sempre com a colaboração dos pais e em alguns casos mais difíceis o médico dentista conversa e aconselha previamente o responsável pelo menor.

Os pais e avós devem dominar a própria ansiedade e se os tiverem ,os seus antigos medos para transmitirem tranquilidade e confiança à criança. O médico dentista deve ser referido e visto como um médico amigo que vai ajudar o menor a ter um sorriso muito bonito, a mastigar bem os alimentos, elimina a dor e ajuda a prevenir doenças da boca.

Os pais preocupam-se cada vez mais com a saúde oral dos seus filhos. Uma consulta simples de rotina permite diagnósticos precoces de possíveis cáries, eventual maloclusão e outros problemas que detectados previamente são de resolução mais fácil e menos dispendiosos.

Erupção Dentária-1.ª Dentição

Dentes Maxilar Superior Dentes Maxilar Inferior
Entre os 8 e os 10 meses
Incisivos centrais
Entre os 6 e os 10 meses
Incisivos centrais
Entre os 9 e os 13 meses
Incisivos laterais
Entre os 10 e os 16 meses
Incisivos laterais
Entre os 16 e os 22 meses
Caninos
Entre os 17 e os 23 meses
Caninos
Entre os 13 e os 19 meses
Primeiros molares
Entre os 14 e os 18 meses
Primeiros molares
Entre os 24 e os 30 meses
Segundos molares
Entre os 23 e os 31 meses
Segundos molares

Tratamentos de prevenção


Para prevenir o aparecimento de cáries, o dentista pode aconselhar a aplicação de resinas, chamadas selantes de fissura.Se houver cáries estas devem ser tratadas para permitir que os dentes caiam espontaneamente e sejam em seguida substituídos pela dentição definitiva, o que acontece entre os 6 e os 13 anos.

Traumatismos dentários


As crianças estão geralmente muito sujeitas e expostas a traumatismos vários devido a brincadeiras, quedas acidentais ou acidentes desportivos. Quando se detecta mobilidade em um dente ou a sua deslocação do sítio normal deve-se levar de imediato ao médico dentista para ser observada. Geralmente procede-se a uma radiografia para análise. Mesmo quando se trata da primeira dentição, o profissional de saúde tenta preservar o dente de leite para que no futuro não seja necessário usar aparelho de correcção. Manter o dente de leite significa proteger o espaço onde irá nascer o dente definitivo alinhado com os restantes.